Modelo pode vir com câmbio CVT e o design atualizado é um dos destaques do sedã compacto
Sérgio Dias, especial para o Tribuna Nordeste
AUTONEWS – O modelo que passou pela nossa garagem durante a última semana foi Fiat Cronos 2025, que no mercado brasileiro passou por pequenas atualizações que reforçam sua posição no segmento de sedãs compactos. Disponível nas versões Drive 1.0, Drive 1.3 AT e Precision 1.3 AT, modelo apresenta novidades em design, tecnologia e performance.
Entre os pontos positivos do Fiat Cronos 2025, destacam-se o consumo eficiente de combustível, o amplo espaço do porta-malas e a presença de recursos tecnológicos como a central multimídia e o sistema Keyless Entry n’ Go. O isolamento acústico poderia ser aprimorado, já que alguns ruídos externos são perceptíveis dentro da cabine durante a condução.
No mercado, o Fiat Cronos 2025 compete com modelos como Chevrolet Onix Plus, Honda City e Volkswagen Virtus. Apesar da concorrência acirrada, o Cronos destaca-se por oferecer uma combinação equilibrada de preço, equipamentos e desempenho. A versão Precision 1.3 AT, por exemplo, é comercializada por R$ 117.990,00, posicionando-se de forma competitiva em relação aos rivais.
O Fiat Cronos 2025 apresenta-se como uma opção sólida no segmento de sedãs compactos, oferecendo um conjunto equilibrado de design, tecnologia e desempenho, atendendo às necessidades de diversos perfis de consumidores.
A versão de entrada, Drive 1.0, é equipada com o motor Firefly de 1.0 litro, que entrega 75 cavalos de potência quando abastecido com etanol e 71 com gasolina, ambos a 6.000 rpm. O torque máximo é de 10,7 kgfm com etanol e 10 kgfm com gasolina, disponíveis a 3.250 rpm. Essa configuração está associada a uma transmissão manual de cinco velocidades.
Para os consumidores que buscam mais conforto e comodidade, as versões Drive 1.3 AT e Precision 1.3 AT são equipadas com o motor 1.3 Firefly. Este propulsor de quatro cilindros em linha oferece 107 cavalos de potência com etanol e 98 cavalos com gasolina, ambos a 6.250 rpm, e torque de 13,7 kgfm com etanol e 13,2 kgfm com gasolina, a 4.000 rpm. Essas versões contam com a transmissão automática CVT, que simula sete marchas, proporcionando uma condução mais suave e eficiente.

Em termos de performance, o câmbio automático CVT de sete velocidades proporciona uma condução suave, eliminando a sensação de troca de marchas e contribuindo para um consumo eficiente de combustível. A direção elétrica progressiva oferece respostas precisas em ambientes urbanos e maior firmeza em estradas, melhorando a experiência de condução.
O design do Cronos 2025 se destaca pelas linhas esportivas. Os faróis dianteiros possuem assinatura em LED, garantindo melhor visibilidade e um visual contemporâneo. As rodas de liga leve complementam o aspecto dinâmico do veículo, enquanto detalhes como maçanetas e retrovisores na cor da carroceria conferem uniformidade ao conjunto estético.
No interior, o sedã oferece recursos tecnológicos que aprimoram a experiência do usuário. A central multimídia Uconnect de sete polegadas é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, permitindo fácil integração com smartphones. O volante multifuncional facilita o acesso a diversas funções sem que o motorista precise desviar a atenção da estrada. Além disso, o sistema Keyless Entry n’ Go possibilita acesso e partida do veículo sem a necessidade de utilizar a chave, adicionando praticidade ao dia a dia.
A segurança também é um ponto de destaque no Cronos 2025. O veículo está equipado com controle de tração e estabilidade, auxiliando na manutenção da trajetória em diferentes condições de piso. O sistema Hill Holder evita o deslizamento do veículo em arrancadas em aclives, proporcionando mais segurança em subidas. A câmera de ré com linhas dinâmicas facilita as manobras de estacionamento, oferecendo ao motorista uma visão clara da área traseira.

O espaço interno do Cronos é adequado para famílias, com destaque para o porta-malas de 525 litros, capaz de acomodar bagagens volumosas. Os bancos dianteiros são confortáveis, e o espaço traseiro é suficiente para passageiros adultos, tornando-o uma opção viável para viagens mais longas.
Edição: Cinara Marques, redação