A dança foi o ponto de partida da formação realizada nesta quinta-feira (22) para professores de Educação Física dos Anos Finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município. O encontro, oferecido pela Prefeitura de Petrolina, através da pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina, aconteceu na Escola do Saber e teve como foco apresentar estratégias e metodologias que possam ampliar o repertório didático das aulas, promovendo mais engajamento dos estudantes e valorizando diferentes formas de expressão corporal.
Durante a formação, os educadores vivenciaram atividades práticas com dinâmicas de criação, recriação e imitação de danças, refletindo sobre como essas linguagens podem ser integradas ao conteúdo pedagógico e aproximar o ensino da realidade dos alunos. A ideia é potencializar o papel da dança como ferramenta educativa, conectando cultura, movimento e aprendizagem.
“O objetivo é suscitar no professor estratégias e metodologias que possam ser trabalhadas no âmbito escolar. Esse momento de vivência e compreensão conceitual e prática, energiza a formação dos professores para que os alunos aprendam com novas abordagens. A aprendizagem não funciona da mesma forma para todos, então, precisamos nos aproximar da realidade dos estudantes”, explicou o formador Roberto da Silva.
Para o professor Reginaldo Rodrigues, o encontro contribuiu para expandir as possibilidades de atuação docente. “Foi excelente. Enriquece nossas aulas e nos dá mais recursos. Os estudantes muitas vezes acham que Educação Física é só esporte e jogo, e podemos mostrar que há também cultura, dança e história nas nossas práticas”, completou.
A formação integra o ciclo mensal de formações continuadas que tem como objetivo aprimorar conhecimentos, incentivar reflexões sobre a prática docente e garantir uma aprendizagem significativa para os estudantes.
Com assessoria de comunicação